sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

CANTINHO DA HISTÓRIA

UMA DAS MINHAS MATÉRIAS PREFERIDAS NA FACULDADE FOI A HISTÓRIA DA ARTE.
FOI UMA DISCIPLINA QUE ME INSTIGOU A PESQUISAR E APRENDER MUITO SOBRE TODA MANIFESTAÇÃO DE ARTE, SUA ORIGEM, SEU IDEAL, SEU PAPEL NA HISTÓRIA MUNDIAL ETC.
UM CAMPO MUITO RICO EM CULTURA E INFORMAÇÃO, ADOREI.
VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE:


CANTO GREGORIANO





O canto gregoriano é um gênero de música vocal monofônica, monódica (apenas a melodia), não acompanhada, ou acompanhada apenas pela repetição da voz principal, com o ritmo livre e não medido, utilizada pelo ritual da liturgia católica romana
As características foram herdadas dos salmos judaicos, e das cantigas da idade media ,assim como dos modos (ou escalas, mais modernamente) gregos, que no século VI foram selecionados e adaptados por Gregório Magno para serem utilizados nas celebrações religiosas da Igreja Católica.


O Surgimento do Canto Gregoriano

O Canto Gregoriano surgiu como elemento primordial de um processo de unificação da Europa que constituiu tanto na reunião de cantos antigos como na criação de cantos novos. Esse processo aconteceu também na liturgia dos ritos europeus a partir do modelo romano proposto por Papa Gregório I(590 - 604) mas foi a partir da ascensão de Carlos Magno (800 d. C) que a Liturgia e o Canto romano foram elevados ao status de Oficial.
No começo da Idade Média, a Igreja Católica Apostólica Romana era uma "instituição" de grande poder e tinha total influência sobre a sociedade. Esse poder se mostrava de diversas maneiras como por exemplo no exclusivo conhecimento da Bíblia e das partituras musicais, cujas não eram escritas ou copiadas da forma que a conhecemos hoje e sim com a utilização de neumas. A música sacra dentro da Liturgia Católica desse período era constituída essencialmente do Canto Gregoriano. Isso se deu por um bom tempo, pois era uma forma da Igreja se diferenciar das práticas profanas ou secular, nas quais eram constituídas de música instrumental, dançante na maioria das vezes e com letras sobre diversos assuntos e não só sacros.


Desde seu surgimento que a música cristã foi uma oração cantada, que devia realizar-se não de forma puramente material, mas com devoção ou, como dizia Paulo (Apóstolo): "cantando a Deus em vosso coração". O texto era, pois, a razão de ser do Canto Gregoriano. Na verdade, o canto do texto se baseia no princípio - segundo Santo Agostinho - de que "quem canta ora duas vezes".

A IMPORTÂNCIA DO TEXTO NO CANTO GREGORIANO

O canto Gregoriano jamais poderá ser entendido sem o texto, o qual tem primazia sobre a melodia, e é quem dá sentido a esta. Por isso, ao interpretá-lo, os cantores devem haver compreendido bem o sentido dele. Em conseqüência, deve-se evitar qualquer impostação de voz de tipo operístico, em que se busca o destaque do intérprete.

AMENO 


Canto Gregoriano espetacular, não deixem de assistir o vídeo!
Sintam a sintonia da harmonia das vozes, o peso da melodia e da letra.
Segue a letra e a tradução.

Ameno

Dori me
Interimo adapare
Dori me
Ameno ameno
Lantire Lantiremo
Dori me

Ameno
Omenare imperavi
Ameno
Dimere dimere
Mantiro Mantiremo
Ameno

Omenare imperavi emulari
Ameno
Omenare imperavi emulari

Ameno

Ameno dore
Ameno dori me
Ameno dori me

Ameno dom
Dori me reo
Ameno dori me
Ameno dori me

Dori me am

Ameno
Omenare imperavi
Ameno
Dimere dimere
Mantiro Mantiremo
Ameno

Omenare imperavi emulari
Ameno
Omenare imperavi emulari

Ameno

Ameno dore
Ameno dori me
Ameno dori me

Ameno dom
Dori me reo
Ameno dori me
Ameno dori me
Dori me

Ameno

Ameno dore
Ameno dori me
Ameno dori me

Ameno dom
Dori me reo
Ameno dori me
Ameno dori me

Dori me am

Ameno dore
Ameno dori me
Ameno dori me

Ameno dom
Dori me reo
Ameno dori me
Ameno dori me

Ameno dom
Dori me reo
Ameno dori me
Ameno dori me

Dori me am

Ameniza

Sinta minha dor
Absorve-me, Toma-me
Sinta minha dor
Liberta-me, Liberta-me
Descubra-me , Descubra meus sinais
Sinta minha dor

Liberta-me
Suaviza (esta dor), Conforta-me
Liberta-me
Perceba, perceba
Mutilaram-me, Machucaram-me
Liberta-me

Suaviza (esta dor), Conforta-me
Liberta-me
Suaviza (esta dor), Conforta-me

Liberta-me

Liberta-me da dor
Ameniza minha dor
Ameniza minha dor

Tira-me esta dor, Senhor
Alivia minha dor, Rei
Ameniza minha dor
Ameniza minha dor

Minha dor sim.

LIberta-me
Suaviza (esta dor), Conforta-me
LIberta-me
Perceba, perceba
Mutilaram-me, Machucaram-me
Liberta-me

Suaviza (esta dor), Conforta-me
Liberta-me
Suaviza (esta dor), Conforta-me

Liberta-me

Liberta-me da dor
Ameniza minha dor
Ameniza minha dor

Tira-me esta dor, Senhor
Alivia minha dor, Rei
Ameniza minha dor
Ameniza minha dor
Minha dor

Liberta-me

Liberta-me da dor
Ameniza minha dor
Ameniza minha dor

Tira-me esta dor, Senhor
Alivia minha dor, Rei
Ameniza minha dor
Ameniza minha dor

Minha dor sim

Liberta-me da dor
Ameniza minha dor
Ameniza minha dor

Tira-me esta dor, Senhor
Alivia minha dor, Rei
Ameniza minha dor
Ameniza minha dor

Tira-me esta dor, Senhor
Alivia minha dor, Rei
Ameniza minha dor
Ameniza minha dor

Minha dor sim



Nenhum comentário:

Postar um comentário